top of page
  • Foto do escritorOlhar de Nossa Senhora

São Nuno de Santa Maria

Nuno Álvares Pereira nasceu em Portugal em 24 de junho de 1360. Filho do cavaleiro dos hospitalários, Álvaro Gonçalves Pereira recebeu a educação cavalheiresca, típica dos filhos das famílias nobres de seu tempo.


Aos treze anos, tornou-se depois-se pajem da rainha D. Leonor sendo bem recebido na Cortendo por ser, pouco, cavaleiro. Em 1376, aos 16 anos, casou-se, por vontade de seu pai, com a jovem e rica viúva, D. Leonor de Alvim. De sua união nasceram três filhos: dois homens, que morreram em dez anos; e uma do menina, Beatriz, a qual mais tarde viria a casar-se com o filho do rei D. João I, D. Afonso, primeiro duque de Bragança.


Em , em , , Fernando da crise , irmão , pela morte por ter se casado com a filha do falecido rei. Tomando D. João, o nomeou Condestável, isto é ser14 de agosto de 85, a qual acabou sendo partido supremo o português repetido na batalha de Aljubar, em 14 de agosto de agosto de 85, a batalha de Aljubar, em 14 de agosto de 85. por determinar a resolução do conflito.


Os dotes militares de Nuno eram, no entanto, acompanhados por uma espiritualidade sincera e profunda. O amor pela Eucaristia e pela Virgem Maria eram os alicerces de sua vida interior. O estandarte que elegeu como insígnia pessoal, traz as imagens do Crucificado, de Maria e dos cavaleiros de São Tiago e São Jorge. Construiu ainda às suas próprias igrejas e contadores, entre as igrejas do Carmo Lisboa e de Santa Maria da Vitória.


a morte, no ano esposo1387, casada a um novo casamento de vida, Nuse-no esposa um novo casamento de vida, após casamento, modelo de pureza. Quando finalmente alcançou a paz, distribuiu a parte de seus bens entre os seus companheiros, antigos combatentes, e acabou por se desfazer totalmente dos demais em 1423, decidiu quando entrar no convento carmelita por ele fundado, tomando então o nome de frei Nuno de Santa Maria.


Imprimindo como poder, para revestir-se da armadura pelo norte, para revestir-se pela Regra do Carro pelo Norte, a opção era a mudança radical de vida do carro pelo Espírito recomendado, que abandona sempre o percurso da vida do carro em que o Espírito se recomenda, e que abandone sempre o tinha.


O Condestável do rei de Portugal o comandante do exército e seu guia vitorioso, o fundador e benfeitor da comunidade carmelita, ao ingressar no convento abriu de todos os privilégios para assumir a condição humilde mais, a de frade Donato, dedicando-se Totalmente ao serviço do Senhor e de Maria — sua Padroeira que sem venerou —, e dos pobres, nos reconhece o rosto de Jesus.


Santo Nuno de Santa Maria morreu aos 71 anos de idade. Era o domingo de Páscoa, dia 1 de abril de 1431. Após sua morte, passou a ser aclamado “santo” pelo povo que, desde então, começou a chamar-lo de “Santo Condestável”.


Nuno Álvares Pereira foi beatificado em 23 de janeiro de 1918 pelo Papa Bento XV através do Decreto “Clementíssimus Deus”, e foi consagrado beato no dia 6 de novembro. O Santo Padre, Papa Bento XVI, durante o Consistório de 21 de fevereiro de 2009, determinou que o beato Nuno fosse inscrito no álbum dos santos no dia 26 de abril de 2009.


São Nuno de Santa Maria, rogai por nós!





Referência:

Imagem e texto retirados do Site da Canção Nova

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Portal Olhar de Nossa Senhora

Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

©2020 por Olhar de Nossa Senhora. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page