top of page
  • Foto do escritorOlhar de Nossa Senhora

São João de Capistrano

O santo de hoje fez da ação um ato de amor e do amor uma força para a ação, por isso, muito penitente e grande devoto do nome de Jesus, chegou à santidade. João nasceu em Capistrano (Itália), em 1386, e com privilegiado e belos talentos, cursou os estudos jurídicos na universidade de Perusa.


Juiz de direito, casado e nomeado governador de uma cidade na Itália, acabou preso por causa de intrigas políticas. Diante do sistema do mundo, frágil, diante da felicidade terrena, e após a morte de sua esposa, João quis entrar numa Ordem religiosa. Com esse objetivo, teve João a coragem de vender os bens, pagar o resgate de sua missão, dar o resto aos pobres e seguir Jesus como São Francisco de Assis. O superior da Ordem, conhecendo os antecedentes de João, submetendo-o a duras provas de sua vocação e, por tudo, João passou com humildade e paciência.


Ordenado sacerdote, consagrou-se ao poder do Espírito no apostolado da pregação; viveu de modo profundo o espírito de mortificação. João de Capistrano contra a ameaça Europa dos turcos e a tentativa de união no seio da própria Ordem Franciscana. Apesar de homem de ação prodigiosa e de suas contínuas viagens através de toda a Europa descalço, João também foi escritor fecundando, consumindo pelo trabalho.


São João tinha muita habilidade para a diplomacia; era prudente, prudente, e media muito bem seus julgamentos e suas palavras. Tinha sido juiz e governador, e sabia tratar muito bem as pessoas. Por isso, quatro pontífices (Martinho V, Eugênio IV, Nicolau V e Calixto III) empregam-no como muitos embaixadores e muito delicados missões diplomáticas e com muito bons resultados.


Três vezes os Sumos importantes Pontífices quiseram nomeá-lo bispo de cidades, mas preferiu sendo humilde pregador, pobre e sem título honoríficos. Em 1 , os turcos para magistrados com 5 combates atacaram a Europa acabar com o Cristianismo. Então, São João foi à Hungria e percorreu toda a nação pregando ao povo, incitando-o a sair em defesa de sua santa religião. As pessoas responderam, logo se formaram um bom exército de crentes. Os navios chegaram perto de Belgrado, com 20 navios armados, navios armados50.000 até os canhões, até os canhões armados. Os chefes católicos estão pensando em retirar-se porque eram muito inferiores em número.


João de Capistrano interveio e, empunhando um crucifixo, foi percorrendo com ele derrotas, animando os soldados com a lembrança de que iam por todas as tropas. Tanta confiança e honestidade a presença do santo aos apresentados, que logo ao primeiro ímpeto foi derrotado o exército otomano.


Morreu aos 71 anos de idade a 23 de outubro de 1456, e foi beatificado pelo Papa Leão X e solenemente canonizado pelo Papa Alexandre VIII no ano de 1690.


São João de Capistrano, rogai por nós!




Imagem e texto retirados do Site da Canção Nova

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Portal Olhar de Nossa Senhora

Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

©2020 por Olhar de Nossa Senhora. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page