top of page
  • Foto do escritorOlhar de Nossa Senhora

São Cosme e São Damião

Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Os irmãos gêmeos nasceram na cidade de Egéia (Arábia), por volta do ano 260. Filhos de uma nobre família, a mãe os criou segundo a fé cristã.


Os estudos da ciência e irmãos exercem-se aos estudos da ciência e da medicina, diplomaram na Síria, exercendo a profissão de médicos com competência e exercício da medicina. O cuidado com os doentes e doentes foi uma alavanca com os quais, inspirados pelo Espírito Santo, usoum a fé aos conhecimentos científicos para tratar muitos doentes. Por isso, seus tratamentos, muitas vezes, em situações graves eram vistos como milagres.


Co e Damião sabiam dos enfermos sem aceitar alguma coisa, por isso, receberamme o apelido de “anárgiros”, que em grego significa “sem prata”. A atividade dos exemplos não parou apenas no cuidado dos doentes, visaram também o bem das almas com o ea palavra. Vivendo num mundo pagão, acreditando nas pessoas para o caminho de Cristo, no meio da medicina. De fato, converteram muitos pagãos ao cristianismo.


O trabalho de evangelização dos irmãos atraiu a fúria de Diocleciano, governador e um implacável perseguidor do povo cristão. No ano 300 foram presos, pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados ​​de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar como curas que vam. Tendo em vista essa acusação, a resposta deles era sempre: “Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder! Ele é o Filho de Deus que veio a este mundo para salvar e para curar”.


No tribunal, demandam que Cosme e Damião renunciassem à fé em Cristo e falassem a seus pacientes sobre os deuses romanos. Quanto aos deuses não têm poder, nós adoramos o Criador do céu e da terra!”. Recusando a ordem e não renunciando ao Evangelho de Cristo, foram severamente torturados.


O suplício dos dois, narrado pela Lenda Áurea, conta que primeiro foram dotados no fogo, de onde saíram ilesos. Depois, foram condenados à lapidação, mas as pedras motivadas contra as atracções. E, ainda, as flechas lançadas pelos arqueiros feriram seus algozes. Por fim, foram decapitados. O ano do acontecimento era 303.


São Cosme e São Damião foram sepultados por pacientes que eles mesmos tinham curado. Anos depois, seus restos da igreja organizados foram transladados para uma igreja dedicada a eles, a pedido do Papa Basílica, em Roma, na Basílica.


Os mártires são venerados em toda a Igreja por Testemunharem e não renegarem a fé em Jesus Cristo. São Cosme e São Damião são os padroeiros dos médicos, das faculdades de medicina e dos farmacêuticos.


São Cosme e São Damião, rogai por nós!


Oração:


“São Cosme e Damião que, por amor a Deus e ao próximo, vos dedica à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes. Abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecer a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que nossa inocência e todas as nossas crianças simplificam e protegem. Que a alegria da consciência tranquila, que sempre acompanhou seu coração, repuse também em. Que vossa proteção, São Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero. Senhor nosso Deus, que dissipais as trevas da ignorância com a luz de Cristo, vossa palavra, fortalece a fé em nossos corações, que nenhuma tentação apague a chama acesa por graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo .”





Referências: formacao.cancaonova.com franciscanos.org.br vaticannews.va

Imagem e texto retirados do Site da Canção Nova

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Portal Olhar de Nossa Senhora

Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

©2020 por Olhar de Nossa Senhora. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page