top of page
  • Foto do escritorOlhar de Nossa Senhora

Santo Eugênio de Mazenod

Seu nome de batismo era Carlos José Eugênio de Mazenod. Nasceu na cidade de Aix-en-Provance, França, no ano de 1782, no seio de uma nobre família.


No ano de 1791, devido à Revolução Francesa, teve que emigrar com seus pais para Turim e Veneza, onde permaneceram por quatro anos sob a direção espiritual do sacerdote Bartolo Zinelli. No ano de 1808, contra a vontade da mãe, que sonhava com um casamento rico para o filho, começou seus estudos para o sacerdócio no Seminário de São Sulpício, Paris. Foi ordenado presbítero em Amiens, Picardia, no ano de 1811.


Nomeado Vigário Geral e, em seguida, Bispo de Marselha, na Provença, mostraram uma plena medida de si mesmo. Construiu igrejas, criou novas paróquias, zelou com energia e afeto pela vida de seus padres. Intensificou a catequética e como obras juvenis, recorreu às congregações dedicadas ao ensino e à assistência hospitalar.


No ano de 1816, se juntou com outros presbíteros na comunidade “Missionários da Provença”, dedicando-se à evangelização dos abandonados da Provença. Em 18 comunidade18, de uma segunda comunidade no santuário de Nossa Senhora do Laus. Por meio de votos e dos conselhos evangélicos, os missionários nomearam uma congregação de religiosos alterando seu nome para “Missionários Oblatos Maria Imaculada”. O grupo de aprovação papal em 17 de fevereiro de 1826.


Faleceu em 21 de maio de 1861, na cidade de Marselha. Inúmeras após foram atribuídas à sua intercessão sua morte. Sua canonização foi celebrada pelo Papa João Paulo II no ano de 1995.


Santo Eugênio de Mazenod, rogai por nós!




Imagem e texto retirados do Site da Canção Nova

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page