top of page
  • Foto do escritorOlhar de Nossa Senhora

"Quinta-feira, 13 de Junho de 2024 | Santo Antônio de Pádua, presbítero e doutor da Igreja, Memória | 10ª Semana do Tempo Comum"



A Liturgia do dia 13 de junho de 2024 nos convida a uma reflexão profunda sobre a nossa relação com Deus e com nossos irmãos, especialmente à luz dos ensinamentos de Santo Antônio de Pádua, presbítero e doutor da Igreja. O trecho do Evangelho de Mateus (Mt 5,20-26) nos apresenta Jesus ensinando sobre a justiça que ultrapassa a dos escribas e fariseus, chamando-nos a uma vivência mais profunda da Lei de Deus.


Jesus nos convida a uma justiça que vai além do cumprimento superficial dos preceitos religiosos, mas que se fundamenta no amor e na reconciliação. Ele nos alerta sobre a importância de resolvermos nossos conflitos com o próximo antes de nos apresentarmos diante do altar para oferecer nossas ofertas a Deus. Isso ressalta a necessidade de uma integridade que permeia todas as áreas de nossa vida, tanto na relação com Deus quanto com nossos semelhantes.


Nesse sentido, a figura de Santo Antônio de Pádua se torna um exemplo vivo dessa busca pela justiça e reconciliação. Sua vida e seus ensinamentos nos inspiram a buscar a verdadeira santidade no serviço aos outros e na busca incansável pela paz e pela unidade. Como doutor da Igreja, ele nos lembra da importância do conhecimento da Palavra de Deus e da sua vivência concreta em nossas vidas.


Na primeira leitura, retirada do livro dos Reis (1Rs 18,41-46), vemos a história do profeta Elias intercedendo pela chuva diante de Deus, demonstrando a importância da oração perseverante e da confiança na providência divina. Essa leitura nos lembra que, assim como Elias confiou na promessa de Deus e persistiu em sua oração, também nós devemos confiar na fidelidade do Senhor em todas as circunstâncias de nossa vida.


Assim, esta Liturgia nos desafia a refletir sobre a qualidade de nossa relação com Deus e com nossos irmãos. Somos chamados a buscar uma justiça que brote do amor e da reconciliação, inspirados pelo exemplo de Santo Antônio de Pádua e fortalecidos pela oração confiante de Elias. Que possamos, como discípulos de Cristo, viver essa justiça em todos os aspectos de nossa vida, sendo verdadeiras testemunhas do amor de Deus no mundo.

2 visualizações0 comentário

Portal Olhar de Nossa Senhora

Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

©2020 por Olhar de Nossa Senhora. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page