top of page
  • Foto do escritorOlhar de Nossa Senhora

“Pão em todas as mesas”

Neste penúltimo domingo do ano litúrgico, celebramos o Dia Mundial dos Pobres, instituído pelo Papa Francisco na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. Uma feliz coincidência com a grande celebração do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realiza nestes dias em Recife – após dois adiamentos, em decorrência da pandemia - , com tema “Pão em todas as mesas” e o lema “Repartiram o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (cf. At 2,45-47).


Assumido não somente pela Arquidiocese de Olinda e Recife, mas também por todo o regional Nordeste 2 da CNBB, o tema do congresso não poderia ser outro. O apelo profético que ressoa desse importante evento eclesial é para que o Brasil tenha um olhar de compaixão e igualdade para suas regiões mais carentes e necessitadas, mediante o cuidado.


A participação das Igrejas de todo o Brasil é sinal de unidade, concretizada no dom da Eucaristia celebrada sob a presidência do legado pontifício, que representa o santo padre e traz palavras de encorajamento, ao fazer a ligação entre o espiritual e o social, tal como proposto pelo tema “Pão em todas as mesas”. Que a Casa do Pão – gesto concreto que ficará como marco deste 18º Congresso Eucarístico Nacional -, situada no coração da cidade de Recife, com seu projeto pastoral e promocional, possa perpetuar as graças que vivenciamos ao longo destes dias.


O Evangelho deste 33º domingo do Tempo Comum apresenta-nos o discurso de Jesus sobre o fim dos tempos. Somos convidados a ter atitude de esperança em Deus, mesmo em meio a acontecimentos adversos. Tais acontecimentos requerem o testemunho corajoso de quem vislumbra um futuro de salvação e ressurreição. A força que emana da Eucaristia, recebida com convicção e humildade, ajuda-nos a viver o compromisso radical que o seguimento de Jesus Cristo exige de nós.


Gratidão a todos os que nos honraram com a sua presença física ou espiritual no inesquecível Congresso Eucarístico que nestes dias estamos celebrando.





Dom Antônio Fernando Saburido, osb – Arcebispo de Olinda e Recife

Texto retirado da Liturgia Diária – Novembro 2022. Pag. 65 – 33º Domingo Comum

Imagem: Blog o Canto na Liturgia (https://ocantonaliturgia.pt/sugestoes/224/Domingo-XXXIII-do-Tempo-Comum-%7C-Ano-C)

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Portal Olhar de Nossa Senhora

Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

©2020 por Olhar de Nossa Senhora. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page