top of page
  • Foto do escritorOlhar de Nossa Senhora

Nossa Senhora a Querida de Altotting



NOSSA SENHORA DO SÁBADO: NOSSA SENHORA DE ALTÖTTING (ALEMANHA)


A imagem da Virgem Negra de Altötting chegou em sua capela na Bavária por volta do século XIV.

Foi esculpida com madeira em Borgonha ou no Alto Reno. Alguns historiadores presumem que fora confeccionada entre os séculos XIII e XIV. Entretanto, não se sabe a autoria da veneranda imagem da Virgem negra da Bavária nem a data exata da sua confecção.


No ano de 1489, conta a tradição da localidade, que uma criança de três anos caiu nas águas do rio Mörnbach. Seu corpo fora retirado com aspectos de morte por afogamento das águas. Sua mãe muito aflita, levou o corpo do menino para o altar da capela dedicada a Virgem Maria. Após fervorosas orações com os devotos que estavam presentes, o menino voltou a vida. Esta história logo se espalhou atraindo inúmeros fieis para pedir graças a Virgem Santíssima.


Conta-se que durante a segunda Guerra mundial, os alemãs fugindo dos norte-americanos, se refugiaram no convento de Altötting. O exercito dos Estados Unidos ameaçaram destruir o convento com a capela, caso as luzes não fossem acesas. Um peregrino corajoso fez este serviço, afim de evitar a destruição do convento e da capela, porém pagando com sua própria vida pela sua corajosa ação.


Os papas João Paulo II e Bento XVI já estiveram no santuário de Altötting, sendo que o anel papal de Bento se encontra adornando o cetro real da Virgem negra da Bavária. O convento de Nossa Senhora de Altötting pertence a ordem dos redentoristas, que vieram ao Brasil para cuidar da devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida no século XIX.


A Peregrinação ao Santuário de Altötting tem um significado muito especial para o Bispado de Passau, onde se encontra este centro de peregrinação de mais de 1250 anos, e depósito da piedade mariana do povo católico da Bavária e da Alemanha há 500 anos. Mais de meio milhão de peregrinos passam cada ano diante da imagem da Virgem Negra que se venera em um dos altares da Gnadenkapelle (Capela da Graça), e colocam aos seus pés as suas necessidades, os seus desejos, as suas próprias vidas.


Santuário das Graças de Altötting, 18 de novembro de 1980


PRECE DO PAPA JOÃO PAULO II


À NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS


Ave, Mãe das Graças de Altötting!


1. Eis que, há vários dias, me vem conduzindo o meu peregrinar por estas plagas germânicas, tão ricas de história, às pegadas do cristianismo, que já desde o tempo dos antigos romanos aqui arribou. São Bonifácio, o Apóstolo da Alemanha, disseminou com bom êxito a fé cristã por entre aqueles jovens povos e selou com o martírio a sua labuta missionária.


É apressado o meu passo, é apertado o programa da peregrinação, de sorte que não me é possível visitar todos os lugares, aos quais me levariam o seu significado histórico e o pendor do meu coração. Existem por aí tantas localidades importantes e destacadas!


Hoje, que me é dado deter-me por umas poucas horas aqui em Altötting, renova-se-me a consciência de quão ligado está o itinerário desta minha peregrinação à confissão da fé, que constitui a incumbência mais relevante de Pedro e dos seus sucessores. Ao anunciar Cristo – o Filho do Deus Vivente, "Deus de Deus" e "Luz da Luz", "consubstancial ao Pai" – confesso ao mesmo tempo, com toda a Igreja, que Ele se tornou um ser humano por obra do Espírito Santo e nasceu de Maria Virgem. O teu nome, Maria, está inseparavelmente ligado ao Seu nome. A tua vocação e o teu Sim pertencem, desde aquele instante, indissoluvelmente, ao mistério da Encarnação.


2. Junto com toda a Igreja confesso e proclamo que Jesus Cristo é, neste mistério, o único mediador entre Deus e os seres humanos, porquanto a sua Encarnação trouxe a redenção e a justificação aos filhos de Adão sujeitos ao poder do pecado e da morte. Ao mesmo tempo, estou intimamente convencido de que ninguém mais profundamente do que tu, a Mãe do Redentor, foi introduzido neste pujante e avassalador mistério divino, e ninguém é mais do que tu, Maria, capaz de nos introduzir nele da maneira mais fácil e mais clara, a nós que o professamos e dele pessoalmente participamos.


Nesta convicção de fé, vivo eu há muito tempo. Com ela tenho empreendido, desde o início, a minha peregrinação, como Bispo daquela Igreja local que Pedro fundou em Roma e cuja missão especifica sempre foi, e ainda hoje é, servir a communio, isto é, a unidade no amor entre todas as Igrejas locais e entre todos os irmãos e irmãs em Cristo.


Com a mesma convicção eis-me hoje aqui, no teu santuário de graças de Altötting, Mãe das Graças, rodeado pela veneração e o amor de tantos fiéis da Alemanha e da Áustria, bem como de outras regiões de língua alemã; concede-me revigorar esta convicção e apresentá-la a ti nesta prece.


3. Também quero agora confiar-te a Igreja a ti, nossa Mãe, pois estiveste presente no Cenáculo quando a Igreja, em virtude da descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, se anunciou publicamente. Confio-te hoje, antes de tudo, a Igreja que desde muitos séculos existe nesta terra germânica e forma esta grandiosa comunidade de fé entre povos que falam a mesma língua. A ti, Mãe, relembro toda a história desta Igreja e recomendo as suas tarefas no mundo de hoje: as suas múltiplas iniciativas e o seu indefesso serviço em prol de todos os conterrâneos dentro das fronteiras da mesma pátria, bem como de tantas comunidades e Igrejas em todo o mundo, às quais prestam os cristãos da Alemanha ajuda tão pronta e generosa.


Maria, que és bem-aventurada porque creste (Lc 1, 41), a ti confio o que parece a coisa mais importante no serviço da Igreja neste país: o seu forte testemunho de fé diante da hodierna geração de homens e mulheres deste povo, em vista da crescente secularização e indiferença religiosa que grassa por aí. Oxalá este testemunho fale sempre a linguagem clara do Evangelho e encontre destarte acesso aos corações, sobretudo da geração jovem. Atraia a juventude e entusiasme-a para uma vida conforme ao modelo do "homem novo" e para os diversos serviços na vinha do Senhor.


4. Mãe de Cristo, que rezaste antes da sua Paixão: "Pai... todos devem ser uma só coisa" (Jo 17, 11 e 21), quão ligado está o meu peregrinar através destas terras germânicas, precisamente neste ano, com o premente e humilde anseio pela unidade entre os cristãos, que desde o século XVI estão separados! Poderia alguém desejar, mais intimamente do que tu, que se realizasse o que pediu Cristo no cenáculo da Última Ceia? E se nós mesmos devemos confessar termos sido cúmplices da cisão, mas hoje oramos por uma nova unidade no amor e na verdade, não poderemos então esperar que tu, Mãe de Cristo, ores juntamente connosco? Não poderemos esperar que com esta oração sazone um dia, no tempo oportuno, a dádiva daquela "comunidade do Espírito Santo" (2 Cor 13, 13), que é indispensável "para que o mundo creia" (Jo 17, 21)?


A ti, Mãe, confio o futuro da fé nesta antiga terra cristã; e lembrado das angústias da última, terrível guerra, que rasgou feridas tão profundas particularmente nos povos da Europa, confio a ti a paz no mundo. Quem dera surja entre estes povos nova ordem que se baseie no plena respeito dos direitos de cada nação e de cada pessoa no seio da sua própria nação, ordem genuinamente moral em que possam conviver os povos como sendo uma família, graças à devida paridade de justiça a liberdade.


Eis a prece que te dirijo a ti, Rainha da Paz, Espelho da Justiça eu, – João Paulo II, Bispo de Roma e sucessor de São Pedro – e deixo-a aqui no teu Santuário das Graças de Altötting, em perpétua memória. Amém.


A Imagem de Nossa Senhora de Altötting


O objetivo dos peregrinos é uma Madonna de 66 cm, esculpida em madeira de tília, com o Menino Jesus, criada por volta de 1330 na Borgonha/ Alto Reno. Enegrecida pela fuligem de velas, a imagem da graça é adorada como a Virgem Negra na Capela da Misericórdia. As origens desta capela datam do século VII.



Fontes de pesquisa e bases dos textos originais acima:


Fonte: Wikipédia Alemã e livro Aparecida - Autor: Rodrigo Alvarez

http://emdefesadasantafe.blogspot.com/2017/11/nossa-senhora-do-sabado-nossa-senhora.html

http://www.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/prayers/documents/hf_jp-ii_19801118_prayer-altotting.html

https://www.shrines-of-europe.com/pt/altoetting/

https://www.altoetting.de/en/tourism-altoetting/

https://www.portaldasmissoes.com.br/site/view/id/1052/santuario-de-nossa-senhora-de-altotting-.html

http://mariamaedasgracas.blogspot.com/2014/04/nossa-senhora-de-altotting-peregrinacao.html

https://www.a12.com/redentoristas/palavra-do-provincial-aparecida-e-altoetting-11-05-2018-07-00-02

144 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Portal Olhar de Nossa Senhora

Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

©2020 por Olhar de Nossa Senhora. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page