top of page
  • Foto do escritorOlhar de Nossa Senhora

"Domingo, 16 de Junho de 2024 | 11º Domingo do Tempo Comum, Ano B"



No Domingo, 16 de Junho de 2024, celebramos o 11º Domingo do Tempo Comum, Ano B, uma ocasião que nos convida a mergulhar nas profundezas da liturgia e a refletir sobre a mensagem que nos é transmitida através das leituras selecionadas para este dia sagrado. A Liturgia deste Domingo oferece-nos um banquete espiritual, onde cada leitura e salmo é como um prato delicioso que alimenta a alma.


A primeira leitura, retirada do Livro de Ezequiel (Ez 17,22-24), apresenta-nos uma imagem vívida da promessa de Deus de restaurar o Seu povo. Assim como a árvore que cresce a partir de um pequeno ramo se torna grande e forte, Deus prometeu estender o Seu amor e cuidado sobre o Seu povo, mesmo nos momentos de desolação e dificuldade. Esta leitura convida-nos a confiar na fidelidade de Deus e a permanecer firmes na esperança, sabendo que Ele nunca nos abandona.


O Salmo responsorial, "Como é bom agradecermos ao Senhor!", ressoa com gratidão e louvor pelos inúmeros dons e bênçãos que recebemos diariamente de Deus. É um lembrete poderoso para cultivarmos uma atitude de gratidão em todas as circunstâncias da vida, reconhecendo que tudo o que temos vem do Senhor.


A segunda leitura, extraída da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios (2Cor 5,6-10), fala-nos da nossa peregrinação nesta terra como cristãos. Paulo exorta-nos a viver pela fé e não pela visão, lembrando-nos de que enquanto estamos neste corpo, estamos longe do Senhor, mas vivemos pela fé, não pelo que vemos. Esta leitura desafia-nos a manter os olhos fixos no céu, conscientes de que a nossa verdadeira pátria está no reino dos céus.


Por fim, o Evangelho de Marcos (Mc 4,26-34) apresenta-nos duas parábolas poderosas: a do semeador e a do grão de mostarda. Na primeira parábola, Jesus compara o Reino de Deus ao crescimento misterioso da semente que é lançada na terra, mostrando-nos que o Reino cresce de forma gradual e muitas vezes invisível aos nossos olhos.


Na segunda parábola, Ele compara o Reino de Deus a uma pequena semente de mostarda que se torna uma grande árvore, destacando a incrível transformação que ocorre quando o Reino de Deus é acolhido nos corações humanos. Ambas as parábolas convidam-nos a confiar na ação silenciosa e poderosa de Deus em nossas vidas, mesmo quando não podemos ver os resultados imediatamente.


Em suma, a Liturgia do Domingo, 16 de Junho de 2024, oferece-nos uma oportunidade preciosa de renovar a nossa fé, cultivar a gratidão em nossos corações e confiar na promessa do Reino de Deus. Que possamos acolher estas palavras com humildade e disposição de coração, permitindo que elas transformem as nossas vidas e nos conduzam mais perto do coração de Deus.

1 visualização0 comentário

Portal Olhar de Nossa Senhora

Formulário de inscrição

Obrigado pelo envio!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube

©2020 por Olhar de Nossa Senhora. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page