Olhar de Nossa Senhora

3 de dez de 20222 min

São Vilibrordo

O santo de hoje nasceu em Nortúmbria, Alemanha, em 658. Pertencente a uma família cristã, foi enviada pelo pai como oblato, aos cinco anos, para o mosteiro de York, Inglaterra. Crescido decidiu dedicar-se ao estado monástico. Ingressou para a Irlanda para sua cultura teológica sob guia Egberto Egberto. Após nove anos de estudos, foi ordenado sacerdote.

No ano de 690, foi enviado como companheiro de companheiros a Frísia, para evangelização de companheiros de Frísia, para evangelização de companheiros que vivem na Holanda. Escolhido pelo rei Franco Pepino, foi-lhe confiado como campo de apostolado na região ao leste, onde viviam povos hostis ao Evangelho e estavam em frequentes revoltas.

Realizou uma viagem para Roma sua de apostolado, com o intuito de receber o apoio do Papa Sérgio I, que apresentaou com as relíquias de santos de santos após serem seguidos nas futuras igrejas, que vieram a seguir. Voltou para Roma alguns anos mais tarde, a fim de relatar ao Papa seus sucessos, suas dificuldades e seus planos. Contente com o seu compromisso, o Papa decidiu-se decidir, acrescentando ao seu nome um nome latino: Clemente.

Em árduo apostolado, Vilibror fundou sua primeira sede epipal em Utrecht, registrou a catedral, dedicando-tíssimo ao San Redentor. Fez progressos na conversão da Frísia e, em seguida, na Dinamarca e na região da Turíngia.

Com a morte do rei Pepino, seu protetor, duque Ratbodo recontou parte do que havia perdido na Frísia, obrigando Vilibrordo a se afastar da região, ficando reservado perto de Treves, onde anteriormente havia fundado um mosteiro.

Retorno a morte de Ratbodo, depois de um tempo depois da evangelização de São Bonifácio após a Alemanha, consolidar a evangelização entre os povos do norte.

Descritos biógrafos com pequena estatura, sobretudo Vilibrordo foi, sobretudo, um ioso em suas ações, destacado senso de comando que um bispo por graças também à formação de muitos.

Cansado pelas apostólicas, fadiga-se no mosteiro de Echternach, onde faleceu no dia 7 de 739.

São Vilibrordo, rogai por nós!

Referências:

Livro 'O Santo do dia' – Dom Servilio Conti, IMC Livro 'Um santo para cada dia' – Mario Sgarbossa, Luigi Giovannini

Imagem e texto retirados do Site da Canção Nova

    10
    0