Olhar de Nossa Senhora

jun 82 min

"Sábado, 8 de Junho de 2024 | Imaculado Coração da Bem-aventurada Virgem Maria, Memória | 9ª Semana do Tempo Comum"

A Liturgia do Sábado, 8 de Junho de 2024, celebra o Imaculado Coração da Bem-aventurada Virgem Maria, uma memória especial que nos leva a refletir sobre a importância da fé e da devoção mariana na vida dos fiéis. Neste dia, a liturgia nos conduz a meditar sobre a figura de Maria, mãe de Jesus, e seu papel na história da salvação.

A primeira leitura, retirada do livro de Isaías (Is 61, 9-11), nos fala da alegria e da esperança que brotam do coração daqueles que seguem o Senhor. É uma passagem que ressoa com a alegria do Imaculado Coração de Maria, transbordante de amor e devoção ao seu Filho e ao plano divino de redenção da humanidade.

O Salmo responsorial, "Meu coração se regozija no Senhor!", ecoa essa mesma alegria e gratidão que Maria expressa em seu coração imaculado. É um convite para que todos nós também nos alegremos no Senhor, reconhecendo suas bênçãos e bondade em nossas vidas.

O Evangelho segundo Lucas (Lc 2, 41-51) nos apresenta o episódio em que Jesus, aos doze anos de idade, é encontrado no templo de Jerusalém, ensinando os doutores da lei. Este relato nos mostra não apenas a sagrada família cumprindo seus deveres religiosos, mas também a profunda compreensão e compromisso de Jesus com a vontade do Pai. Maria, ao encontrar seu filho no templo, guarda todas essas coisas em seu coração, demonstrando sua profunda fé e confiança em Deus.

Nesta liturgia, somos convidados a contemplar o Imaculado Coração de Maria como um modelo de amor, fé e obediência a Deus. Assim como Maria, devemos guardar em nossos corações as palavras e os ensinamentos de Jesus, buscando sempre seguir sua vontade e exemplo em nossas vidas.

O Imaculado Coração de Maria também nos inspira a cultivar uma relação mais profunda e íntima com Deus, a exemplo da relação materna que ela tem com seu Filho. Que possamos, como Maria, abrir nossos corações para acolher o amor de Deus e permitir que Ele transforme nossas vidas, nos guiando no caminho da santidade e da salvação.

Que neste dia de reflexão sobre o Imaculado Coração de Maria, possamos renovar nossa devoção a ela, reconhecendo-a como nossa mãe amorosa e intercessora junto a Deus. Que possamos seguir seu exemplo de humildade, serviço e amor incondicional a Deus e ao próximo, para que, assim como ela, possamos um dia compartilhar da alegria eterna no Reino dos Céus. Amém.

    10
    0